Rupture Disk

Sensores de Alerta de Ruptura para Advertência Imediata de Evento de Alívio de Pressão

Operação do Sensor de Alerta de Ruptura e Informação Elétrica

Todo Sensor de Alerta de Ruptura é projetado para operar em circuito elétrico na condição “normalmente fechada”. Quando o evento de pressão (abertura de disco de ruptura ou válvula de segurança) ocorre, o fluxo do fluido liberado tenciona a membrana de polímero fazendo com que o condutor elétrico de tântalo se rompa. Isto muda a condição do sinal elétrico do sensor para “normalmente aberto”. Os limites recomendados de operação para Sensores de Alerta de Ruptura são corrente máxima de 500mA, tensão máxima 24VDC. Uma operação satisfatória pode ser obtida com poucos miliamperes de corrente.

Materiais

Juntas. Fibras comprimidas é o material padrão da junta.
Materiais opcionais tais como Tef reforçado com fibra de vidro, Garlock® 3000 e Tef estão disponíveis sob consulta. A pressão máxima para juntas de fibras comprimidas padrão é de 1450 psig (100 barg). (1000 psig/ 69 barg para Garlock 3000 e 800 psig/ 55 barg para Tef). O uso do Tef é limitado à temperatura máxima de serviço de 200F/ 93ºC.

Membrana. Todo Sensor de Alerta de Ruptura usa um filme de polímero que suporta o condutor elétrico e garante a isolação elétrica. Ambos o filme de Poliamida (de cor amarela nas fotos) ou PTFE (cor branca nas fotos) são usados para este propósito.

Todo Sensor de Alerta de Ruptura usa como condutor elétrico uma fita de tântalo. Isto garante ótima resistência contra corrosão. O usuário deve definir os materiais do Sensor de Alerta de Ruptura compatíveis para cada aplicação.

Faixa de Temperatura

  • Os Sensores de Alerta Ruptura são aplicáveis para faixas de temperatura de:
  • -40ºF (-40ºC) até 500ºF (260ºC); 400ºF (204ºC) para a família LDAS.
  • Quando fornecido com cabo elétrico padrão, a compatibilidade de temperatura é: -22ºF (-30ºC) a 221ºF (105ºC).
  • Cabo opcional para alta ou baixa temperatura permite o uso na faixa de temperatura de -85ºF (-65ºC) a 392ºF (200ºC).

Cabo do Sensor – Características Opcionais

O Sensor de Alerta de Ruptura é fornecido com cabo de comprimento padrão de 1m (3ft). As opções que seguem também são disponíveis:

  1. Cabo padrão com comprimento especificado pelo cliente.
  2. Cabo para altas ou baixas temperaturas com comprimento de 1m (3ft ) montado ao sensor.
  3. Cabo para altas ou baixas temperaturas com comprimento especificado pelo cliente.
  4. Cabo para uso em ambientes sanitários (“ambientes limpos”) com conector estanque de 0,9 a 2,7m (3 a 9ft), tamanhos padrão ou menores (cor púrpura).
  5. Extensões para cabo por m (ft) (conector WSC requerido).
  6. Conector para os Sistema SmartDiskTM adicionado na ponta do cabo do sensor.

Dimensões Disponíveis

O BAS+ padrão, o DAS e a família de sensores BAS são disponíveis até o tamanho de 12”(300mm). Dimensões maiores estão disponíveis sob consulta. As famílias de sensores KBA e LDAS são disponíveis até 8” (200mm).

Identificação e Embalagem

Cada Sensor de Alerta de Ruptura é identificado e embalado individualmente. O Sensor de Alerta de Ruptura é identificado com o tipo, dimensão, classe de pressão (onde aplicável), part number e número de rastreabilidade.

Segurança Intrínseca

Os Sensores de Alerta de Ruptura são compatíveis com os requisitos para a operação em sistemas elétricos intrinsecamente seguros. Todos os tipos de Sensores de Alerta de Ruptura não armazenam energia, eles são “dispositivos simples” adequados para uso em Classes I e II, Divisão I, Grupos A a G desde que o aparato elétrico adequado seja usado (energizado através de Barreira Zener).

Conformidade Atex

Os Sensores de Alerta de Ruptura tipos BAS+, ABAS+, LDAS+, DAS e ALDAS+ atendem os requisitos da Diretiva Atex da União Européia. Identificação especial é requerida e é essencial que o tipo de aplicação seja identificado na ordem de cada item de sensor. Para mais informações, por favor, consulte o Manual de Instalação do produto ou a BS&B Safety Systems.

Arranjo com Reforço Opcional

Os sensores das famílias BAS+, KBA, DAS e LDAS+ são disponíveis com reforço opcional. O sensor é montado em um reforço de aço inoxidável recoberto por juntas. Isto aumenta significativamente a rigidez do sensor para o manuseio e instalação. Somado às vantagens descritas, o sensor com reforço tem uma extensão em seu perímetro na qual o cabo é fixado. Isto preserva a conexão “cabo – sensor” evitando-se danos caso o cabo do sensor seja tracionado por ação mecânica ou por oscilar ao vento por longos períodos.

Conector Opcional

O Sensor de Alerta de Ruptura pode ser fornecido com um conector estanque. A opção de conector padrão é o do tipo WSC.

  • As características do conector tipo WSC são:
  • Conexão com internos duráveis (3 pinos: positivo, negativo e blindagem).
  • Invólucro durável de nylon montado com anéis de borracha nitrílica.
  • 10 A, 250VAC
  • IP 68 segundo o UL, conforme a EN 60529:1992.
  • Anel de selagem compatível para cabos com diâmetros de 3,5 a 5mm
  • Faixa de Temperatura de Operação: -4F(-20ºC) a 158F (70ºC).
  • Conectores com outras configurações disponíveis sob consulta.

 

Cuidados:

1. Recomenda-se que o usuário use o Sensor de Alerta de Ruptura em um sistema intertravado com um sistema de alarme.

2. Cuidados quando usar o Sensor de Alerta de Ruptura com fluidos condutores de energia: mesmo quando rompido o elemento condutor que sinaliza a atuação sensor, fluidos condutivos podem fazer com que o circuito seja reativado.

3.Na ocorrência de contra pressão, a operação do Sensor de Alerta de Ruptura pode ser comprometido. Siga os conselhos da BS&B Safety Systems.

4. Quando usada a família do sensor LDAS+ o usuário deve considerar o impacto que o acúmulo de pressão a montante do sensor terá na pressão de ajuste de dispositivos sensíveis de alívio atuados por pressão diferencial localizados mais distante a montante.

Para a seleção correta seleção do Sensor de Alerta de Ruptura, por favor, faça o download do catálogo do produto para mais informações.