Rupture Disk

Disco de Ruptura Reverso SKR-U

Disco de Ruptura Reverso SKR-U

Introdução
O Disco de Ruptura SKR-U™ é combinado com o alojamento UR-2 a fim de oferecer a tecnologia do disco de ruptura reverso em um alojamento união tipo roscado. O disco de ruptura SKR-U™ emprega a Tecnologia SAF™ (Structural Apex Forming) para controlar precisamente sua pressão de ruptura fazendo-o não sensitivo à variação de torque que normalmente ocorre em alojamentos união do tipo roscado.

O alojamento UR-2 está disponível em três dimensões nominais padrão:½" (15mm), ¾" (20mm) e 1" (25mm). Roscas fêmeas padrão na entrada e na saída são½", ¾" e 1" NPT. Configuração com outras roscas estão disponíveis. Os discos de ruptura SKR-U™ são identificados como SKR-U™1/2"/ 15mm, SKR-U™¾"/ 20mm, SKR-U™ 1"/ 25mm e são todos fornecidos com plaqueta de identificação em 3 dimensões permanentemente presas ao disco.

Tabela de MNFA, NRA e KR

Nominal Size MNFA KRg/KRI NRA
1/2" 0.304 0.85/ 1.96
¾" 0.533 0.73 / 1.1 3.43
1" 0.608 1.25 / 2.2 3.92

Tabela de Materiais & Pressões de Ruptura

Rupture Disk Material Minimum Burst Pressure Maximum Burst Pressure
Níquel (Alloy 200) 55 psi / 3.79 Bar 500 psi / 34.47 Bar
Aço Inoxidável AISI316 60 psi / 4.13 Bar 500 psi / 34.47 Bar
Inconel (Alloy 600) 60 psi / 4.13 Bar 500 psi / 34.47 Bar
Hastelloy C-276 (Alloy C-276) 60 psi / 4.13 Bar 500 psi / 34.47 Bar
Tântalo 55 psi / 3.79 Bar 500 psi / 34.47 Bar
Monel (alloy 400) 60 psi / 4.13 Bar 500 psi / 34.47 Bar
Titânio 90 psi / 6.20 Bar 500 psi / 34.47 Bar

Nota: O disco SKR-U™ é composto de 2 partes que consistem em uma membrana metálica conformada que é exposta à pressão e responde quando da ocorrência da sobrepressão e uma dobradiça de aço inoxidável permanentemente presa ao disco na sua face de saída que trabalha junto com o alojamento para reter a calota do disco após a sua ruptura.

As pressões de ruptura listadas na Tabela são aplicáveis a todas as dimensões de discos de ruptura modelo SKR-U™.

Materiais padrão para os alojamentos são aço carbono e aço inoxidável.

Temperatura
A temperatura máxima para os alojamentos união UR-2 é 371ºC (700º F). Todos os materiais de alojamento e discos de ruptura podem ser expostos até este limite, exceção feita para o Titânio e Tântalo. A temperatura máxima para o titânio é 300ºC (572ºF) enquanto que para o Tântalo é 260ºC (500ºF).

Opções de Conexões Roscadas
Enquanto que as conexões roscadas padrão são½", ¾" e 1" NPT fêmea na entrada e saída, as seguintes conexões alternativas estão disponíveis mantendo as mesmas dimensões do alojamento.

Tolerâncias de Pressão de Ruptura
A BS&B aplica a tolerância de ruptura e faixa de fabricação para os discos de ruptura modelo SKR-U™. Qualquer que seja o padrão normativo seguido (Código ASME, Diretiva Européia de Equipamentos Pressurizados ou Normas ISO) a abordagem é a mesma.

Tolerância de Ruptura é a faixa de variação de pressão (+/-) na qual o disco de ruptura é esperado romper. Faixa de Fabricação é a faixa de pressão, sempre aplicada “para baixo” da pressão de ruptura especificada pelo usuário para o disco SKR-U™, que simplifica a fabricação, testes e oferece a vantagem econômica ao usuário onde tal variação puder ser acomodada pela aplicação.

Tolerância de Ruptura é ±2 psig (0.138 bar) para discos com pressão de ruptura até 40 psig (2.76 bar) e ±5% da pressão de ruptura para discos com pressão de ruptura maiores que 40 psi (2.76 bar).

As Faixas de Fabricação (do inglês Manufacturing Design Range – MDR) que seguem são as opções disponíveis para os discos de ruptura modelo SKR-U™:

MDR = 0 Onde o usuário requer a condição mais próxima entre a pressão de operação e pressão de ruptura a faixa de fabricação 0% deve ser utilizada.
MDR = -5% Aplicada à pressão de ruptura especificada, a faixa de fabricação de -5% permite uma tolerância adicional de 5% aplicada “para baixo” da pressão especificada pelo usuário.
MDR = -10% Aplicada à pressão de ruptura especificada, a faixa de fabricação de -10% permite uma tolerância adicional de 10% aplicada “para baixo” da pressão especificada pelo usuário.

A faixa de fabricação e tolerância de ruptura são cumulativas. Nos casos Europeus PED e ISO, a tolerância de ruptura e faixa de fabricação estão combinadas. No caso do Código ASME, a “pressão de ruptura estampada” (na plaqueta) deve ser um valor dentro da faixa de fabricação estabelecida entre fabricante e usuário e sobre este valor se aplicará a tolerância.

Projeto do Alojamento – Instalação do Disco de Ruptura
O alojamento UR-2 possui 4 componentes metálicos: entrada, anel de assentamento, saída e porca sextavada de montagem. O disco de ruptura SKR-U™ é pré-montado no alojamento entre a entrada e o anel de assentamento através de dois parafusos. Isto posiciona e centraliza o disco assegurando a direção correta de instalação: os dois parafusos e um pino de posicionamento no alojamento de entrada do UR-2 têm posicionamento assimétrico que se encaixam com os três furos do disco SKR-U™.

Esta característica de pré-montagem assegura que o disco pode ser facilmente montado mesmo onde o fluxo da tubulação não é vertical ascendente. O subconjunto formado pelo alojamento de entrada, disco e anel de assentamento é montado à saída do UR-2 pela porca sextavada. É a porca sextavada que provê ao conjunto a força de fechamento para a vedação do conjunto (os parafusos são somente para pré-montagem).

Como opção, o alojamento UR-2 pode ser fornecido com uma segunda rosca para conexão no alojamento de saída a fim de permitir a montagem de um conjunto delator.

Adaptador de Torque
O controle do torque em porcas de grandes dimensões pode ser difícil. A BS&B Safety Systems pode fornecer um Adaptador para Torque para o uso em todos os alojamentos UR-2 (um adaptador para todos os tamanhos). Este adaptador permite o uso de torquímetros padrão para o controle da força de fechamento.

Estanqueidade
O Alojamento SKR-U™ incorpora o sistema de vedação tipo “bite”. Isto faz com que a força de fechamento cause uma impressão na borda do disco de ruptura SKR-U™ que assegura uma instalação estanque.

Uma junta (de fibras compridas e isenta de amianto) é montada entre o alojamento de saída e o anel de assentamento a fim de assegurar uma boa vedação no lado de descarga do conjunto depois da montagem das duas partes do alojamento. Esta junta é fornecida com o disco de ruptura SKR-U™ e deve ser substituída quando da instalação de um disco novo.

Classe de Pressão do Alojamento
A pressão de projeto do alojamento UR-2 holder é 1000 psi (68,95 Bar). Esta pressão excede em muito a pressão máxima de ruptura dos discos modelo SKR-U™.

Códigos e Normas
Os discos de ruptura SKR-U™ e alojamento UR-2 são fabricados em conformidade com os seguintes códigos e normas internacionais:
Código ASME, Seção III & VIII (Marcação UD)
ISO 6718
BS2915
TUV AD Merkblatt A1
SVTI
Stoomwezen

Address, International logo, ISO & UD logos, printed in the USA, 9.2000

Produtos, especificações e todos os dados neste catálogo estão sujeitos a alterações sem prévio aviso. Questões relacionadas à seleção de produtos e a especificação para aplicações específicas devem ser encaminhadas à BS&B Safety Systems.