Rupture Disk
Painéis de Explosão VENT-SAF™

Painéis de Explosão VENT-SAF™

Uma explosão pode ser originada da ignição de um gás combustível ou de uma nuvem de pó quando misturada com ar em atividades de processamento, manuseio ou de estocagem. A pressão aumenta subitamente e, se o recipiente não for resistente para suportar a pressão de deflagração, danos materiais de grandes proporções podem acontecer bem como lesões às pessoas nas proximidades.

Painéis de Explosão são membranas de baixa pressão com áreas de abertura calculadas presas à estrutura dos equipamentos que serão protegidos. No evento de uma deflagração os painéis de explosão oferecem aberturas irrestritas em uma pressão de ruptura pré-determinada (Pstat) permitindo que gases de combustão se expandam e fluam através das aberturas dos painéis de explosão. A área de alívio necessária pode ser determinada pelo uso das normas NFPA 68 ou VDI 3673.

O painel de explosão mais adequado pode ser selecionado combinando as informações deste catálogo com as condições de operação da aplicação.

Os Painéis de Explosão Vent-Saf® podem proteger equipamentos industriais tais como silos, coletores de pó, ciclones, transportadores, secadores entre outros.

Linha de Produtos Vent-Saf

Os painéis modelos VSP™ (Vent-Saf Plus ) e VSS™ (Vent-Saf Sanitary) são conformados de membrana única e juntas integrais. A calota do painel tem a função de resistir ao vácuo.

O modelo VSE™ (Vent-Saf Economy) é plano, de membrana única com juntas integrais.

O painel modelo EXP/DV™ é circular, conformado e de construção composta com juntas integrais. O painel EXP/DV tem recortes feitos por Laser em sua calota. Um filme de fluoropolymer cobre os recortes fazendo papel de selo. A pressão de ruptura é controlada pela forma com que são feitos os recortes.

Os painéis Vent-Saf estão disponíveis nos formatos circulares e retangulares e são projetados para serem montados na estrutura do equipamento a ser protegido através de um quadro ou moldura.

Características e Vantagens

Modelos VSP, VSS e VSE
  • Projeto exclusivo, econômico e patenteado.
  • Preciso, confiável e estanque.
  • Resistência a abrasão melhorada.
  • Construção metálica de peça única sem recortes voltados para o lado do processo evitando o acúmulo de produto.
  • Projeto opcional para aplicações sanitárias/ assépticas.
  • Sem o selo frágil de PTFE que pode ser perfurado e vazar o fluido de processo.
  • Desempenho dinâmico diferenciado devido à baixa massa quando comparado com os painéis compostos.
  • A Pressão de Operação pode atingir 60% da mínima pressão de ruptura do painel (80% sob condições específicas).
  • Isolação térmica disponível, para evitar a perda de calor e condensação, que permite o uso do painel em temperaturas de operação de até 1093°C (2000°F).
  • Fornecido com juntas integrais prontas para a instalação.
  • Projeto de falha segura. Se danificado o painel abrirá com pressão abaixo da marcada em plaqueta.

Dados para Especificação e Verificação do Pedido
Itens a serem considerados na seleção de um painel de explosão. Consulte a BS&B para obter Folha de Dados de Serviço/ Aplicação.

  • Nome do Produto (exemplo: VSP).
  • Dimensão.
  • Pressão de Ruptura (Pstat) na Temperatura específica.
  • Pressão de Operação Normal e Temperatura.
  • Pressão de Operação Máxima e Temperatura.
  • Vácuo Máximo.
  • Compatibilidade do fluido de processo com o material do painel.
  • Condições de pressão cíclica.
  • Molduras (parafusadas ou soldadas); Padrão de furação do painel BS&B ou especial (especifique, por favor).
  • Opção de isolação térmica.
  • Opção de instalação sanitária/ asséptica.
  • Sensor Magnético de Ruptura Opcional (especificar se o cabo é blindado ou se é necessária a montagem no painel do atuador).
  • Opção de juntas integrais.
  • Outros requisitos especiais.

Modelos VSP e VSS

Pressão de Ruptura (Pstat) - Pressões de Ruptura estão disponíveis de 0.3 psig (0.021 barg) a 5 psig (0.35 barg) dependendo da dimensão e configuração do painel de explosão.

Aplicações em Vácuo - Os painéis VSP e VSS com suas construções conformadas são projetados para resistir a alto vácuo em condições cíclicas sem a necessidade de barras para vácuo montadas no quadro de entrada do painel de explosão. A intensidade de vácuo do painel depende da pressão de ruptura. Consulte a BS&B Safety Systems.

Capacidade de Trabalho - O painel VSP foi testado com mais de 1 milhão de ciclos do vácuo a baixas pressões positivas e manteve sua precisão de ruptura. O painel VSP tem desempenho superior quando comparado com o painel composto que fadiga com menos de 40.000 ciclos em condições equivalente de teste. O painel VSS tem construção similar à do VSP e é aplicável para condições de vácuo estática ou cíclica.

Modelo VSE

Pressão de Ruptura (Pstat) disponível de 0.25 psig (0.017 barg) a 5 psig (0.35 barg) dependendo da dimensão do painel. O painel VSE rompe com a mesma pressão nos dois sentidos.

Aplicações e Vácuo o painel VSE deve ser instalado em um quadro de segurança com barras de suporte para vácuo para resistir ao vácuo ou a contrapressões.

Capacidade de Trabalho o painel VSE foi projetado para condições de trabalho em pressão atmosférica ou pressões estáticas.

Painéis de Explosão Redondos VSE VENTS. Existem dois arranjos que oferecem abertura em uma ou em quatro partes (em formato de pétala). O arranjo de quatro pétalas oferece altas pressões de ruptura.

Modelos VSP, VSS e VSE

Pressão de Operação: Pressão de Operação: os painéis VSP, VSS e VSE são aplicáveis para pressões de operação de até 60% da mínima pressão de ruptura. Entretanto, em algumas condições, pressões de operação de 80% da mínima pressão de ruptura é possível. Consulte a BS&B Safety Systems.

Atuação do Painel o perímetro dos painéis retangulares são cortados de forma pontilhada com laser em três lados. O quarto lado atua como dobradiça e retém a parte central do painel controlando a fragmentação na abertura do painel. Os cortes feitos por laser no painel são cobertos com jutas integrais para que o painel seja estanque no momento de sua instalação.

Materiais de Construção: o material padrão para os painéis de explosão VSE e VSS é o AISI 316* com diversos materiais de junta e selo dependendo da aplicação.

 

Junta

Selo

Arranjo Padrão

Esponja de Silicone

Esponja de Silicone

Arranjo Sanitário/ Asséptico

Silicone Sólido Branco (FDA)

RTV (aprovado FDA)

Aplicações de Alta Temperatura (acima de 150°C - 300°F)

Silicone Sólido de Alta Temperatura (vermelho)

RTV (alta temperatura)

Para economia, juntas de silicone esponjoso são montadas na face de saída do painel de explosão. Juntas integrais podem ser fornecidas se solicitadas. Juntas de outros materiais, Neoprene e Viton® Sólido, estão disponíveis.

*Painéis de Explosão estão disponíveis em outros materiais.

A esponja de silicone atua como junta e selo e são montadas dos dois lados do painel.
Viton® é marca registrada da Du Pont Dow Elastomers LLC.

Tolerância de Ruptura

Pressão de Ruptura psig (barg)

Tolerância psig (barg)

Modelos VSP VSS

Modelo VSE

 

Abaixo de 1.5 (0.1)

Abaixo de 1.0 (0.069)

+ 0.25 (0.017)

Igual ou maior que 1.5 (0.1)

Igual ou maior que 1.0 (0.069)

+ 0.5 (0.034)

Tolerância alternativa de ±0.25 % pode ser oferecida se solicitada pelo cliente, contate a BS&B. A plaqueta do painel é afixada na face de saída do painel e terá estampados os valores de mínimo e de máximo da faixa de ruptura.

Painéis de Explosão Retangulares e Redondos

As dimensões e áreas de alívio dos painéis de explosão VSP e VSE nas formas retangulares e redondas estão nas Tabelas 1 e 2. Contate a BS&B Safety Systems para painéis com dimensões fora de padrão.

Quadros de Segurança (Safety Frames)

Painéis de Explosão retangulares podem ser montados em quadros de segurança fabricados com cantoneiras leves. Painéis redondos podem ser instalados entre flanges com pescoço de solda conforme normas ANSI 150 ou DIN PN10 ou em quadros de segurança com cantoneiras leves. Os quadros de segurança são disponíveis em AISI 304 ou aço carbono.

Os quadros de segurança foram projetados para serem parafusados ou soldados no equipamento a ser protegido. Se os quadros de segurança forem fabricados pelo usuário todos os detalhes dimensionais e de furação devem ser fornecidos à BS&B antes da fabricação do painel de explosão a fim de certificar seu correto funcionamento.

Temperatura de Operação

O painel de explosão padrão pode ser usado em temperaturas de -40°C a 150°C (-40°F a 300°F), o arranjo sanitário/ asséptico -62°C a 232°C (-80°F to 450°F) e a versão com juntas de silicone sólido e selo RTV (alta temperatura) -62°C a 260°C (-80°F a 500°F). Construções alternativas de painéis de explosão permitem a aplicação em temperaturas mais elevadas.

Aplicações Sanitárias/ Assépticas

Estes painéis de explosão construídos com chapa de aço inoxidável com acabamento interno liso são livres de cavidades. Juntas de silicone sólida (aprovadas pelo FDA) são montadas na face de entrada do painel e selo em silicone RTV é aplicado ao perímetro do painel para atingir a condição de construção sanitária/ asséptica.

Isolação Térmica

Painéis isolados termicamente com uretano ou material cerâmico podem ser aplicados para evitar a perda de calor ou a condensação nos painéis de explosão. A isolação térmica também permitirá o uso em temperaturas de até 1093°C (2000°F). A isolação é integral à construção do painel não sendo necessário espaço adicional para a instalação do painel. O tipo e espessura da isolação térmica serão definidos de forma a atender a temperatura especificada. A isolação térmica é levada em consideração quando a pressão de ruptura do painel é determinada. Uma proteção de aço inoxidável para a isolação térmica pode ser fornecida para garantir a proteção contra chuva, granizo, neve ou fragmentos.

Sensor de Ruptura

O sensor magnético MBS™ pode ser fornecido para prover um alerta imediato da atuação de um painel de explosão. O ativador magnético é preso ao painel enquanto que o sensor de proximidade é preso ao quadro de segurança. O alerta de ruptura é dado quando a corrente elétrica que passa pelo sensor cessa dando o alerta de circuito aberto. O sensor pode ser aplicado em áreas perigosas quando aplicado em conjunto com Barreira Zener para que sejam atendidos os requisitos intrínsecos de segurança. O sensor está disponível também na versão blindada..

DIMENSÕES DE PAINÉIS VSP, VSS E VSE RETANGULARES

Dimensão Nominal

A

B

C

D

Área de Alívio

in.

in.

mm.

in.

mm.

in.

mm.

in.

mm.

in. sq.

cm. sq.

9.0 x 12.0

12.0

304.8

9.0

228.6

16.0

406.4

13.0

330.2

98

631

12.0 x 18.0

18.0

457.2

12.0

304.8

22.0

558.8

16.0

406.4

201

1298

18.0 x 18.0

18.0

457.2

18.0

457.2

22.0

558.8

22.0

558.8

306

1976

18.0 x 24.0

24.0

609.6

18.0

457.2

28.0

711.2

22.0

558.8

411

2653

18.0 x 30.0

30.0

762.0

18.0

457.2

34.0

863.6

22.0

558.8

516

3331

18.0 x 36.0

36.0

914.4

18.0

457.2

40.0

1016.0

22.0

558.8

621

4008

19.0 x 59.0

59.0

1498.6

19.0

482.6

63.0

1600.2

23.0

584.2

1082

6982

24.0 x 24.0

24.0

609.6

24.0

609.6

28.0

711.2

28.0

711.2

552

3563

24.0 x 30.0

30.0

762.0

24.0

609.6

34.0

863.6

28.0

711.2

693

4473

24.0 x 36.0

36.0

914.4

24.0

609.6

40.0

1016.0

28.0

711.2

834

5382

24.0 x 44.0

44.0

1117.6

24.0

609.6

48.0

1219.2

28.0

711.2

1022

6595

24.0 x 48.0

48.0

1219.2

24.0

609.6

52.0

1320.8

28.0

711.2

1116

7202

29.0 x 59.0

59.0

1498.6

29.0

736.6

63.0

1600.2

33.0

838.2

1667

10756

30.0 x 36.0

36.0

914.4

30.0

762.0

40.0

1016.0

34.0

863.6

1047

6756

30.0 x 48.0

48.0

1219.2

30.0

762.0

52.0

1320.8

34.0

863.6

1401

9040

32.5 x 65.0

65.0

1651.0

32.5

825.5

69.0

1752.6

36.5

927.1

2064

13316

36.0 x 36.0

36.0

914.4

36.0

914.4

40.0

1016.0

40.0

1016.0

1260

8131

44.5 x 44.5

44.5

1130.3

44.5

1130.3

48.5

1231.9

48.5

1231.9

1936

12490

44.5 x 68.0

68.0

1727.2

44.5

1130.3

72.0

1828.8

48.5

1231.9

2970

19161

DIMENSÕES DE PAINÉIS VSP E VSE REDONDOS

Dimensão Nominal

A

B

Bolt Hole Design

Área de Alívio

Dimensão Externa

Dimensão Interna

Centro de Furação

Número de Furos

Diâmetro do Furo

in.

mm.

in.

mm.

in.

mm.

in.

mm.

in.

mm.

in²

cm²

8.0

200.0

13.50

342.90

8.00

203.20

11.750

298.45

8

0.875

22.23

44

284

10.0

250.0

16.00

406.40

10.00

254.00

14.250

361.95

12

1.000

25.40

71

458

12.0

300.0

19.00

482.60

12.00

304.80

17.000

431.80

12

1.000

25.40

104

671

14.0

350.0

21.00

533.40

13.25

336.55

18.750

476.25

12

1.125

28.58

130

839

16.0

400.0

19.75

501.65

16.25

412.75

18.125

460.38

16

0.500

12.70

195

1258

18.0

450.0

21.75

552.45

18.25

463.55

20.125

511.18

16

0.500

12.70

247

1594

20.0

500.0

23.75

603.25

20.25

514.35

22.125

561.98

20

0.500

12.70

306

1974

24.0

600.0

27.75

704.85

24.25

615.95

26.125

663.58

20

0.625

15.88

443

2858

30.0

750.0

33.75

857.25

30.25

768.35

32.500

825.50

28

0.625

15.88

695

4484

32.0

800.0

35.75

908.05

32.25

819.15

34.500

876.30

28

0.625

15.88

792

5110

36.0

900.0

39.75

1009.65

36.25

920.75

38.500

977.90

32

0.625

15.88

1004

6477

40.0

1000.0

43.75

1111.25

40.25

1022.35

42.500

1079.50

36

0.625

15.88

1241

8006

44.0

1100.0

47.75

1212.85

44.25

1123.95

46.500

1181.10

40

0.625

15.88

1503

9697

Modelo EXP/DV

O painel de explosão modelo EXP/DV é composto, conformado e redondo. O selo de FEP/PTFE veda as aberturas cortadas com laser feitas na cobertura metálica do painel para o controle da pressão de ruptura.

Pressão de Ruptura (pstat): A partir de 1 psig (0.07 barg) dependendo da dimensão: 6" (150 mm) a 48" (1200 mm).

Aplicações com Vácuo: o painel EXP/DV é montado com suporte para vácuo para resistir a alto vácuo.

Capacidade de Serviço: o painel EXP/DV demonstra bom desempenho sob condições de pressão cíclica de vácuo a baixas pressões positivas.

Tolerância de Ruptura: A tolerância de ruptura é ±0.5 psig (0.034 barg) da pressão de ruptura nominal. Uma plaqueta é presa ao lado de saída do painel de explosão com a faixa de ruptura estampada. Exemplo: um painel com pressão de ruptura nominal de 3 psig (0.21 barg) terá em sua plaqueta gravado o mínimo de 2.5 psig (0.17 barg) e o máximo de 3.5 psig (0.24 barg).

Materiais: a cobertura metálica e suporte para vácuo são de AISI 316. O selo é fluoropolymer. Outros materiais para cobertura metálica estão disponíveis.

Pressão de Operação: os painéis EXP/DV podem operar com pressões de até 80% da mínima pressão de ruptura. Exemplo: um painel com pressão de ruptura nominal de 2.5 psig (0.17 barg) pode operar com até 2 psig (0.138 barg).

Instalação: o painel EXP/DV pode ser instalado entre flanges normalizados com pescoço de solda em conformidade com a DIN PN 10 e ANSI 150 ou diretamente na estrutura do equipamento a ser protegido. O painel deve sempre ser instalado com um contra flange na sua face de saída para se ter desempenho adequado. Os painéis são fornecidos prontos com juntas de vedação.

Temperatura de Operação:-40°C a 260°C (-40°F a 500°F). Painéis isolados termicamente com fibra cerâmica podem ser empregados para evitar perda de calor ou condensação no painel, permitindo o uso em temperaturas de até 1093°C (2000°F).

Modelo LCV
O painel de explosão LCV é retangular, plano e composto. A cobertura metálica é recortada com laser no perímetro do painel a fim de ajustar a pressão de ruptura do painel de explosão.

Aplicações com Vácuo
O painel LCV é montado com suporte para vácuo para resistir a aplicações com vácuo.

Pressão de Ruptura (pstat)
De 0.5 psig (0.035 barg) a 5 psig (0.35 barg), dependendo da dimensão, e para as mesmas dimensões como os modelos VSP e VSE.

Capacidade de Serviço
Os painéis modelo LCV são projetados para pressões estáticas ou pressões cíclicas de baixa pressão.

Tolerância de Ruptura
A Tolerância de Ruptura é ±0.25 psig (0.017 barg) da pressão de ruptura nominal. Plaqueta é gravada com os valores mínimo e máximo de pressão de ruptura.

Materiais
A cobertura metálica é feita em aço inoxidável AISI 316 com selo em fluoropolymer. Outros materiais para cobertura metálica estão disponíveis.

Pressão de Operação
Os painéis são aplicáveis para pressões de operação de até 60% da mínima pressão de ruptura.

Instalação
O painel LCV é fornecido com juntas e pronto para instalação nos quadros de segurança.

Entre em contato com a BS&B para suporte técnico em qualquer painel de explosão.